dugongo - significado y definición. Qué es dugongo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es dugongo - definición

Dungongo; Dugong; Dudongidae; Dugong dugon
  • Dois dugongos

Dugongo         
m.
Mammífero amphíbio do Mar das Índias, dotado de fórma extravagante e a que o vulgo chama homem-peixe.
(De Dugong, n. p.)
Dugongo         
sm (malaio dugong) Zool
1 Gênero (Dugong) monotípico de mamíferos aquáticos, herbívoros, tipo da família dos Dugongídeos, que, junto com os peixes-bois, constituem a ordem dos Sirênios. Distinguem-se dos peixes-bois pela cauda bilobada, por menor número de dentes molares, pelo lábio superior menos fundamente fendido e pelos incisivos superiores, modificados em presas no macho, com cerca de 2,5 m de comprimento.
2 Mamífero da única espécie (Dugong dugong) desse gênero; vaca-marinha; dugão.
Dugongo         
O dugongo (nome científico: Dugong dugon) é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui igualmente o peixe-boi ou vaca marinha. É o único representante vivo da família Dugongidae, todos outros membros tendo sido extintos.

Wikipedia

Dugongo

O dugongo (nome científico: Dugong dugon) é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui igualmente o peixe-boi ou vaca marinha. É o único representante vivo da família Dugongidae, todos outros membros tendo sido extintos. O nome dugongo vem da palavra malaia duyung, que significa sereia. Podem atingir os três metros de comprimento e quinhentos quilogramas de peso.

A espécie habitou em tempos todas as regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico, mas hoje em dia a sua distribuição é mais limitada, e a UICN classifica a espécie como vulnerável à extinção, devido à caça por carne e óleo. As principais populações vivem na Grande Barreira de Coral ao largo da Austrália e no Estreito de Torres. Existe também uma população viável no Parque Nacional do Bazaruto, em Moçambique, a última do Oceano Índico ocidental.

Os dugongos, ao contrário dos triquequídeos, possuem dentes afiados e são capazes de caçar pequenos animais, como lagostas e outros crustáceos.